Como se portar em uma entrevista
Todo mundo que passa por uma entrevista enfrenta uma incógnita: o que será que esperam de mim?
O que dizer?
Como devo proceder?
Vejo a entrevista como um grande fator motivacional.
É a melhor oportunidade para nos diferenciarmos e realmente transmitirmos não apenas o que somos, mas o que fizemos para mudar o que somos.
Nos faz pensar em nós mesmos, no que temos a oferecer, o que buscamos e o que esperamos.
Infelizmente a maior parte das pessoas não pensa assim.
Encaram a entrevista como um teste e não uma oportunidade, se retraem e têm grande dificuldade de falar de si mesmas.
Talvez a mais importante pergunta que costumo fazer às profissionais é o que diferencia você das outras pessoas.
A grande maioria de Secretárias e Assistentes citam organização, responsabilidade e lealdade como as três principais características de diferenciação.
Se todas nós, leitoras e profissionais atuantes, estamos atualizadas com o conceito da função da Secretária no mercado atual de trabalho, sabemos que este não é um diferencial, mas sim uma condição sine qua non para sobreviver na função.
Mas então como se diferenciar ?
A minha primeira sugestão é: pare e reflita antes de conversar com alguém que pode lhe abrir as portas e aparecer com uma oportunidade.
Saiba exatamente que caminho quer tomar e qual o seu objetivo.
Conheça seus pontos fortes - saiba onde você realmente se destaca e como pretende manter estas habilidades; da mesma forma esteja consciente sobre seus pontos fracos e tenha em mente como pretende aperfeiçoa-los.
É importante ter todas as informações na mente, evitando o famoso “não sei”.
Algumas outras dicas:
- Cuide de sua apresentação pessoal, mas seja você mesma. Use uma roupa social que possa manter o nível no seu dia-a-dia; maquie-se com moderação, evite a “cara lavada”. O bom senso denotará seu equilíbrio.
- Seja honesta - assuma ao desconhecer um assunto e dê sua opinião apenas quando achar pertinente. Algumas vezes o silêncio pode dizer mais e parecer mais ético.
- Atenha-se apenas ao que é questionado, sem no entanto ser muito sucinta, chegando a responder em frases de três ou quatro palavras. Novamente, ache seu bom senso para ser concisa, transmitir seu conteúdo. Interaja com naturalidade e expresse-se com clareza e objetividade.
- Preste atenção e procure não falar demais. Pessoas prolixas tornam o encontro cansativo e a partir de certo ponto, o entrevistador sentirá dificuldade em concentrar-se no conteúdo da conversa.
- Nunca, em hipótese alguma, chegue atrasada. Conte com trânsito, caminho errado, tempo na portaria até identificar-se e qualquer outro imprevisto já previsível. Uma das funções da Secretária não é ser pró-ativa neste sentido e antever o que pode dar errado?
- Evite gafes: Não use gírias, não masque chiclete, desligue o celular.
- Saiba sobre o que vai falar. Verifique o site da empresa, conheça seu “core business”, seus produtos, seus concorrentes e sua posição no mercado.
- Mostre-se comprometida. Talento com comprometimento e força de vontade podem ser o seu grande diferencial.
- Procure “vender” seu perfil da melhor maneira. Se questionada, não tenha uma atitude defensiva. Muitas vezes o importante não é o que você diz, mas como você diz.
A entrevista é um grande aprendizado. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que entrevistei até hoje, pois aprendi com cada uma delas. Posso imaginar que em muitos casos a recíproca seja verdadeira. Aproveite você também. E boa sorte!
Fonte: www.unimonte.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário