felicidade
A felicidade está em se sentir em sintonia com o mundo, que se está evoluindo na velocidade adequada. Portanto, se as necessidades de Segurança, Liberdade, Ter, Ser e Amar existem para garantir a nossa evolução e sobrevivência, estar em sintonia com o mundo é estar satisfeito com o atendimento destas necessidades. Ela só é possível para quem coloca a satisfação das necessidades ao seu alcance, minimiza-as o suficiente para que possam ser atendidas, faz com que elas estejam compatíveis com a própria capacidade de atendimento. Quanto menores forem as necessidades, mais rápido ocorrerá o seu atendimento. Isto não implica deixar de crescer, pois não há saciedade do desejo de evoluir, mas apenas a satisfação com a velocidade com que isto ocorre. Evoluir está na essência do ser humano. O filho pródigo busca a felicidade “fora de casa”, mas volta porque a felicidade somente pode ser encontrada “na própria casa”, no próprio interior da pessoa.
O caminho da felicidade é o caminho do menor sofrimento, da coragem e da persistência. A pessoa não deve buscar o sofrimento como forma de evolução, pois para isto existe o esclarecimento. O sofrimento existe apenas para não nos deixar esquecer a realidade e para nos induzir a trilhar o caminho certo. O mundo é perfeito e a cada um é dado o sofrimento necessário à sua evolução e, portanto, todos os sofrimentos criados pelo próprio indivíduo são desnecessários.
Tudo caminha na direção da menor tensão e o homem, tal e qual todos os demais elementos da natureza, busca um estado de menor tensão interna, de paz interior. Ser feliz é evoluir harmonicamente com o universo, com o mínimo de tensão possível. O indivíduo feliz se sente integrado ao Universo, realiza o que está ao seu alcance (e se satisfaz com isto) e tem plena consciência da continuidade do processo evolutivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário