Celular com elegância
Como usar adequadamente esta maravilha da tecnologia moderna?
O celular está totalmente integrado ao nosso dia-a-dia.
Todo mundo tem, todo mundo usa.
Mas assim como facilita nossas vidas, ele pode se tornar inconveniente quando mal utilizado.
Confira algumas dicas de etiqueta ao telefone celular.
Quando desligar o celular?
Os celulares devem ser desligados em vários momentos:
em reuniões de trabalho e em cinemas, teatros e locais impróprios (como festas, recepções ou reuniões íntimas).
Se estiver esperando uma ligação muito importante deixe no vibracall e afaste-se para atender.
Celulares em hospitais, só para os profissionais a trabalho e, ainda assim, apenas nas áreas permitidas.
E em quais locais pode-se utilizar?
Pode usar sem medo em cafés, no carro com viva voz (de preferência sozinho), em salas de espera, filas de banco e em uma ilha deserta.
Pode-se usar celular na cintura?
É um modo não muito elegante.
Mas, a trabalho, durante o dia não há muitas alternativas - pelo menos para os homens. O melhor é não usá-lo pendurados em bolsas, nos cintos e muito menos em pochetes. E, na hora de correr, do cooper, deixe-o em casa.
Onde você está?
Esqueça esta pergunta.
Ao ligar para um celular nunca pergunte “onde você está?”. A pergunta correta, assim que a outra pessoa atender, é se é possível falar naquele momento.
Na espera?
Quando atender o seu celular e estiver com outras pessoas seja rápido. Nada mais impróprio do que atrapalhar a conversa do grupo com um papo paralelo. Pior que isso, só quando um casal está em um restaurante ou bar e um dos dois atende o celular e engata uma conversa infindável.
Deve-se retornar?
Nunca deixe de retornar uma ligação de sua caixa postal. No mundo moderno dos negócios e relações empresariais todo ato está sendo avaliado como postura profissional.
Ligado ou desligado?
Se não quiser ser encontrado é melhor deixar o telefone desligado ou no vibracall.
Você esqueceu?
Não finja que não é o seu que está tocando.
Peça licença e seja rápido. E cuidado com os toques “alegrinhos”. Já pensou se a “cucaracha” tocar no momento da assinatura do seu contrato do ano?
Posso ligar de madrugada?
Não
. Qualquer que seja o meio de comunicação é bom lembrar uma antiga regra de etiqueta: nunca “incomode” ninguém antes das 9 horas e depois das 22 horas, a menos que já tenha combinado anteriormente. Com relação ao celular essa regra deve ser seriamente respeitada.
É preciso ser discreto em restaurantes?
Sim.
Sozinho em restaurantes abaixe o volume para que não seja ouvido na cozinha e atenda em voz baixa. Mas muito baixo mesmo, pois a mesa ao lado não precisa - e nem deseja - ouvir a sua conversa.
Me empresta o celular?
Não.
Evite pedir emprestado o celular dos outros, só o faça em casos extremos. E nem pense em fazer ligações DDI…
Fonte: www.recreiodajuventude.com.br
Na sala de espera
Observando e falando freqüentemente sobre comportamento, percebo que a falta de educação aparece nos momentos mais inoportunos e delicados da vida.
Além é claro, dos “malas” que não escolhem a hora para ser deselegantes, mesmo em salas de espera de consultórios médicos.
E não há só médicos reclamando do comportamento de pacientes, mas também pacientes que não gostam do posicionamento dos “Doutores”.
É um tema que merece cuidado: naturalmente, em um momento de doença em família é natural que ocorra muitas vezes um certo descontrole emocional.
Mas vamos falar aqui de consultas no dia-a-dia.
Celular -
um caso crítico
Imagine a cena em um consultório médico: uma jovem conversa com o namorado e uma senhora conversa com a empregada sobre os problemas em sua casa. E mais quatro pessoas ouvem tudo, além da secretária. Não dá para as fingirem que não estão ouvindo. É claro que estão. E pior ainda é quando vários celulares tocam sem parar, esquecidos em bolsas…
Como irritar um médico
Recebi um e-mail com varias “dicas” de como irritar um médico. Na verdade existem vários pontos que são pura falta de etiqueta, além de especificamente deselegantes quando aplicados a um profissional de saúde. Frases típicas para deixar louco qualquer médico: “Só quero um remédio para agora, pois depois vou consultar meu especialista em Sorocaba”; “Me arrume uma receita de um remédio controlado para uma super amiga”; “Fiz a operação com outro médico, mas você pode ver se ficou bom” ; “Minha vizinha disse que este remédio é muito bom, o Sr. tem amostra grátis?”; “Sei que o Sr. é dermatologista, mas estou com dores na coluna”…
Dicas para os impacientes…
Pode acontecer: o seu especialista ou médico do convênio, é um atraso só, na questão do horário. Seja radical e arrume outro. Afinal, não adianta reclamar. E esperar 3 horas por uma consulta é demais. Mas digamos que você quer se submeter a isso em nome da saúde. Se quiser manter a calma - e o médico - marque sempre o primeiro horário. Senão, avise na hora que marcar a consulta que não vai esperar. Vale telefonar antes de ir ao consultório para saber se o médico está atrasado.
Fonte: www2.uol.com.br/claudiamatarazzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário